Jonh, é um homem solteiro que viaja à descoberta da Matemática pelo Mundo. Só que as viagens dele não eram normais. Jonh... viajava no tempo.
Um dia foi até ao Egipto, e para o receber, estavam Mamadeu e Xangu, à sua espera no Portal Mágico da História da Matemática. E levaram-no até à tribo Judá. Isto, no século XV a.C.
Jonh conheceu toda a tribo. Adormeceu, para no dia seguinte, ir à descoberta da Matemática.
De manhã, ajudou Xangu a contar as ovelhas, com paus. Por exemplo, no dia anterior, tinha 11 paus, e se no dia seguinte tivessem apenas 10 paus, era sinal que faltava 10 ovelhas.
Ao meio-dia, foram almoçar. Depois, foram à procura de comida para ajudar nas tarefas da tribo, mas Jonh encontrou um papel. Olhou-o mais de perto e reconheceu-o: era o Papiro de Rhind! Só que Jonh nunca pensara ser ele a encontrá-lo!
De noite, Jonh e os da tribo estiveram a contar histórias sobre animais. Os da tribo estiveram, com a ajuda de John, a desenhar figuras na areia. Eles atribuíram números a cada figura.
Entretanto, descobriram que, afinal, o Papiro de Rhind tinha um compartimento secreto, onde estavam guardadas há séculos as indicações de um tesouro. Jonh tinha espírito aventureiro e, por isso, foi logo ter com o Mamadeu, para o ajudar a decifrar as indicações do mistério. Mamadeu descobriu que era um mapa do tesouro, e que o tesouro estava escondido numa das pirâmides. Mamadeu fez questão que, se ele não fosse, pelo menos, o ajudante, Xangu tinha de ir.
Então, lá foram eles à busca do tesouro. Foram a correr.
Quando chegaram à pirâmide, repararam que, em cada lado, havia uma numeração diferente. As numerações eram: babilónica, romana maia e egípcia.
De baixo de cada numeração, haviam portas, três más e uma boa. Para que Jonh não ficasse ferido, abriu logo todas as portas. Na babilónica apareceu uma múmia, na romana apareceram morcegos, na maia apareceu um esqueleto e na egípcia apareceu o Papiro de Moscovo que era a chave para voltar ao presente.
De repente, Jonh é acordado pela mãe. Será que foi tudo um sonho?
Papiro de Rhind: 1650 a.C Papiro de Moscovo: 1890 a.C.
Parabéns Beatriz, Ema, Laura, Margarida, Sofia!!