quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sólidos Platónicos - Trabalho do Eduardo

INTRODUÇÃO


Neste trabalho vou falar nos Sólidos Platónicos, referindo as características de cada um.
Platónicos são sólidos formados por polígonos geometricamente iguais, tendo como sua referencia o filósofo Platão acerca de 350 a.C.



TETRAEDO

O tetraedro regular é um sólido platónico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros possui 4 vértices, 4 faces e 6 arestas. Considerado como um caso particular de pirâmide regular de base triangular, o volume do tetraedro regular é dado pela expressão matemática.
O filósofo grego Platão estabelecia uma ligação dos poliedros com as forças da natureza, hoje podemos estudar as formas moleculares existentes na natureza e observarmos que as ideias que Platão teve por volta do século V e IV a.C. são verificadas e comprovadas.


CUBO
(hexaedro)


O cubo é o único poliedro regular com faces quadrangulares. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro (hesa significa seis em grego).
Este sólido representa a terra, porque Platão acreditava e afirmava que os átomos de terra seriam cubos, os quais permitiam ser colocados perfeitamente lado a lado, conferindo-lhes solidez.



OCTAEDRO



O octaedro é um poliedro regular ou sólido platónico. Platão era um filósofo e matemático grego que acabou por se tornar num dos pensadores mais influentes do pensamento ocidental. Nascido em Atenas, cerca de 427 a.C., foi discípulo de Sócrates e uma das ideias que a sua escola de pensamento afirmava era que toda a matéria era constituída por quatro elementos, sendo cada um deles representado por um sólido geométrico regular. Deste modo, fazia corresponder à Terra o cubo, ao Fogo o tetraedro, ao Ar o octaedro e à Água o icosaedro. O dodecaedro foi considerado por Platão como o símbolo do Universo.



DODECAEDRO

O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platónicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.



ICOSAEDRO


Neste poliedro, os cinco triângulos equiláteros que se encontram em cada vértice, fazem vinte faces. Por isso, o poliedro se chama icosaedro (icosa significa 20 em grego).Este sólido representa a água, porque Platão defendia que a água seria constituída por icosaedros.



CONCLUSÃO

Neste trabalho sobre os sólidos platónicos, concluo que os sólidos têm varias formas e características diferentes, todos eles significam alguma coisa




Bibliografia


I. http://pt.wikipedia.org
II. http://avrinc05.no.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário